terça-feira, 22 de outubro de 2013

Flashcard - Sistema Leitner

O sistema de Leitner se utiliza de uma caixa separada em uma série de compartimentos ou em uma série de caixas enumeradas e sequenciais onde são colocados os cartões(flashcards).  Flashcard é o nome dado para o “cartão” comumente feito de cartolina para ser utilizado no sistema, é importante que o tamanho do cartão caiba em seu bolso, para que você possa carregar uma boa quantidade deles ao sair e revisar no ônibus, no metrô.

Como funciona a técnica?

Nos flashcards em um lado do cartão escreve-se uma pergunta e do outro lado a resposta. Todos os cartões começam na caixa 1 e o objetivo é levá-los a caixa 5. As caixas são revisadas periodicamente onde cada caixa tem um período específico para ser revisada, com a prática você descobrirá qual a  melhor periodicidade para você. Vamos ver um exemplo:
Todos os cartões que estiverem na caixa 1 serão revisados no período de um dia, assim os que responderam corretamente  a pergunta(de um lado do cartão) sem olhar a resposta(do outro lado do cartão) movem-se para a caixa 2 e os que não acertaram a resposta permanecem na caixa 1 para passarem a ser revisados no dia seguinte. Agora os que passaram para a segunda caixa vão tentar responder novamente apenas no período de 2 dias, após a resposta os que acertaram migram para a caixa 3 e os que erraram voltam para a caixa 1. Agora vem o exemplo da caixa 3 quando tentar responder os cartões da caixa 3 e acertar eles migram para a caixa 4 porém se errar os cartões voltam a caixa 1. Esse é um erro comum entre as pessoas que usam flashcards geralmente elas voltam os cartões respondidos errados da caixa 3 para a caixa 2. Quando um flashcard é respondido incorretamente  ele volta à primeira caixa. Assim sucessivamente até todos os cartões chegarem a caixa 5. Os exemplos de periodicidades escritos neste parágrafo são meramente ilustrativos, você deve procurar qual intervalo de tempo se molda melhor a sua necessidade de estudo.
Deixarei aqui um sitema de periodicidade que me adaptei melhor, você com o uso conhecerá que tipo de repetições e períodos se encaixam melhor a você. O sistema Leitner é um método dinâmico de estudar e utiliza-se  do princípio da repetição espaçada, que é essencial na memorização.
Caixa  1 - 15 segundos
Caixa  2 - 15 minutos
Caixa  3 - 1 hora
Caixa  4 - 1 dia
Caixa  5 - 3 dias
Caixa  6 - 7 dias
Caixa  7 - 15 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário